domingo, 16 de setembro de 2012

Ainda os diários literários

Sobre os diários, venho recordar alguns aspetos importantes:

- A ilustração, por si só, não chega. Podem usar ilustração (não é obrigatório, recordo mais uma vez que se trata de um diário literário) mas nesse caso deve ser original: ou é fotografia ou desenho/pintura de vossa autoria, ou de tal modo manipulado (colagem, recriação), que passa a haver uma apropriação. Também objeto que introduzam no diário deve ter uma relação muito coerente e percetível com o texto, tal como as imagens, que não devem ser decorativas mas significativas ou ilustrativas.

- Devem variar o tipo de entradas, evitar adotar um modelo (nem sempre citação, nem sempre reflexão, nem sempre poema, nem sempre imagem, nem sempre descrição, nem sempre narrativa, nem sempre...

- Evitar o desabafo exclusivamente emocional ou sentimental, a menos que tão transformado, que se tenha transformado "noutra coisa ainda/Essa coisa é que é linda.", como escreveu Pessoa.

- Deve estar sempre presente a ligação entre a disciplina (língua, literatura ou temática em estudo) e o vosso quotidiano.

- Apesar de se tratar de um diário e logicamente acabar por ter um aspeto usado, não deve haver desleixo na sua apresentação, quer no interior quer no exterior, mas alguma preocupação com a estética e a harmonia.

- O texto deve estar sempre identificado (autor, data e se possível, local).

- Textos noutra língua só muito excecionalmente e por razão plenamente justificada e visível coerência.

- Podem usar citações, uma ou outra vez, mas não por sistema. O texto deve ser pessoal e evitar banalidades como tantas que correm pela Internet, facilmente identificáveis.

- Atenção aos textos, também da Internet, atribuídos a Fernando Pessoa, a Camões, e a outros autores, o que, com frequência, não é verdade.

- Deve haver atenção à qualidade e à originalidade dos vossos textos.

- O vosso diário deve ter um título que, de alguma forma, o apresente.

- No final devem fazer uma reflexão escrita sobre o processo: como decorreu, que dificuldades tiveram, o que foi mais fácil, de que modo evoluiu, de que ponto partiram, a que ponto chegaram, que aconteceu pelo caminho, o que ganharam, que mudou em vós e à vossa volta, se continuariam, que concluem, etc.

- Os meus olhos (e uma avaliação mais segura) agradecem que não escrevam a lápis, ou se o fizerem, com um carvão bem carregado.  Blocos minúsculos e caligrafia do tamanho quase invisível também não são bem-vindos.

- Devem estar preparados para, em qualquer momento, a meu pedido, apresentarem o vosso diário.

- Os diários devem conter um mínimo ("muito mínimo", mesmo) de duas entradas semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário