sábado, 9 de fevereiro de 2013

Concurso Vem Conhecer os Nossos Vizinhos Marroquinos


  Exmo. Sr. ou Sr.ª:
Diretor(a)

Vimos por este meio informar que se encontram abertas as inscrições para o Concurso Vem Conhecer os Nossos Vizinhos Marroquinos, organizado pela Embaixada do Reino de Marrocos com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, e para o qual solicitamos a vossa melhor atenção e cooperação, no sentido da sua ampla divulgação junto dos alunos e professores.

O Concurso destina-se a alunos que frequentam o 10º, 11º ou o 12º ano das escolas secundárias do ensino público de Lisboa, os quais só podem concorrer individualmente, devendo para tal preencher uma ficha de inscrição, responder a um questionário de cultura geral e apresentar um trabalho, subordinado ao tema História Comum existente entre Marrocos e Portugal, na área da literatura, da história, das artes, da multimédia ou da Web.

O prémio deste concurso é uma viagem ao Reino de Marrocos, com seguro de acidentes pessoais, deslocações, alojamento, alimentação, circuito turístico, visita a liceus marroquinos e outras ofertas, totalmente patrocionadas pela Embaixada do Reino de Marrocos. Esta viagem terá a duração de 6 dias e realizar-se-á durante as férias escolares da Páscoa, com partida prevista para o dia 25 e regresso a 30 de março de 2013. Os alunos premiados só poderão viajar acompanhados por professores, nomeados pelas direções das escolas, os quais viajarão nas mesmas circunstâncias dos premiados com todas as despesas pagas pela Embaixada.

Os tipos de trabalho que poderão ser apresentados, bem como as regras determinadas para cada um, encontram-se definidos no Regulamento do Concurso, o qual se anexa, em conjunto com a Ficha de Inscrição e o Questionário, os quais todos os participantes deverão ler antes de concorrer.

A Ficha de Inscrição, o Questionário (ambos preenchidos) e os trabalhos a concurso deverão ser enviados em conjunto, por correio ou entregues em mão própria, até ao dia 28 de fevereiro de 2013, para o seguinte endereço:

Concurso Vem Conhecer os Nossos Vizinhos Marroquinos Câmara Municipal de Lisboa, Departamento de Educação, Divisão de Apoio Sócio-Educativo, Campo Grande, nº 27, 4º C, 1749-099 Lisboa.

O Júri será constituído por um elemento da Embaixada do Reino de Marrocos, um representante da Câmara Municipal de Lisboa e um Professor de História ou, em sua substituição, um especialista na área do tema do Concurso. Os resultados serão divulgados durante o mês de Março de 2013, sendo comunicados os nomes dos premiados às escolas aos quais pertençem os alunos.

Para outras informações adicionais deverão consultar o Regulamento do Concurso, podendo também contactar as técnicas Paula Granjapaula.granja@cm-lisboa.pt (            218 171 824      ) ou Lucília Guerralucilia.guerra@cm-lisboa.pt (            218 171 819      ).

Agradecemos desde já a V. colaboração, a qual será determinante para o sucesso desta iniciativa.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Vicente
Chefe da Divisão de Apoio Sócio-Educativo

Câmara Municipal de Lisboa
Departamento de Educação
Divisão de Apoio Sócio-Educativo
Campo Grande 27, 4º C | 1749-099 Lisboa
Tel.             (+351) 21 817 18 31       - Fax. (+351) 21 817 12 54
www.cm-lisboa.pt | email: luis.barata@cm-lisboa.pt



REGULAMENTO DO CONCURSO


Introdução


Vem Conhecer os Nossos Vizinhos Marroquinos é um concurso organizado pela Embaixada do Reino de Marrocos com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, que teve início no ano 2012. 

Reconhecendo a ligação entre Marrocos e Portugal desde há muitos anos, a Embaixada do Reino de Marrocos e o Município de Lisboa acordaram lançar o desafio da descoberta e o conhecimento mútuo, organizando um concurso que possibilita a troca de experiências entre grupos de jovens estudantes. 


Artigo Primeiro
Objetivo do Concurso
O concurso Vem Conhecer os Nossos Vizinhos Marroquinos tem como objetivo promover junto dos jovens envolvidos o conhecimento sobre Marrocos com destaque para a ligação histórica existente entre Portugal e Marrocos.


Artigo Segundo
Tema e Prémio do Concurso
1. O tema do concurso é a História Comum entre Marrocos e Portugal.
2. Os vencedores serão premiados com uma viagem ao Reino de Marrocos organizada e patrocinada pela respectiva Embaixada.
3. A viagem terá a duração prevista de 6 dias e inclui: seguro de acidentes pessoais, deslocações, alojamento, alimentação, circuito turístico, visitas a liceus marroquinos e outras ofertas.
4. A viagem referida nos pontos 2. e 3. é extensível aos professores e acompanhantes. 
5. O número máximo de premiados e acompanhantes para esta viagem é 20 pessoas, incluindo alunos, professores e representantes do Município.
6. Entrega de diplomas aos premiados em cerimónia presidida pela Senhora Embaixadora, do Reino de Marrocos, na residência oficial em Lisboa.


Artigo Terceiro
Condições de participação no concurso
Para participar no concurso os alunos terão de:
1. Ser estudante do 10º, 11º ou 12º ano do ensino secundário ou profissional da rede pública do município de Lisboa;
2. Preencher a ficha de inscrição e responder um questionário sobre Marrocos, disponibilizados em anexo ao presente regulamento, via internet ou email, e apresentar um trabalho realizado na área da literatura, da história, das artes, da multimédia ou da Web;
3. As candidaturas terão de ser individuais e deverão respeitar a uma das seguintes categorias: A - 10.º; B - 11.º ou C - 12º ano; 
4. Serão admitidos a concurso apenas os trabalhos que respeitem os requisitos constantes no Artigo Quinto;
5. A participação no concurso é gratuita.


Artigo Quarto
Condições de participação na viagem

1. Os alunos premiados viajarão acompanhados por professores, nomeados especificamente para este efeito pela direção das escolas, e por dois representantes do Município, designados pelo Gabinete do Vereador do Pelouro da Educação.
2. As escolas com o maior número de premiados serão, preferencialmente, convidadas a nomearem os professores que se responsabilizarão pelo acompanhamento dos alunos durante a viagem.
3. No caso de não existirem nas primeiras escolas convidadas docentes disponíveis para o efeito referido no ponto anterior, será então solicitado aos estabelecimentos de ensino frequentados por menor número de alunos premiados a nomeação de professores para o mesmo fim;
4. O número de professores a nomear será à razão de um por escola, até ao máximo de três.


Artigo Quinto
Natureza dos trabalhos
Poderão ser apresentados diversos géneros de trabalhos:
1. Texto escrito (prosa, poesia, ensaio ou trabalho de investigação histórica);
2. Objeto artístico (artesanato, escultura, pintura, desenho, BD, ilustração, fotografia ou trabalho gráfico);
3. Multimédia (filme em suporte de vídeo ou DVD);
4. Web (portal, página na Internet).

Os trabalhos deverão respeitar as seguintes normas:
1. Texto escrito deverá ser apresentado em word ou pdf, em suporte papel e também digital (CD, DVD ou Pen).
• Prosa ou poesia – deverá ter entre 2000 e 3500 palavras, capa e página de rosto.
• Trabalho de investigação ou ensaio – deverá ter entre 2500 e 3500 palavras, capa, página de rosto, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.
2. Objeto artístico - deverá ser acompanhado pelos seguintes elementos: nome do autor, título, técnica, dimensão e memória descritiva.
• Artesanato, tapeçaria, pintura ou escultura - as obras de parede não poderão apresentar dimensões superiores a 1m2 e as esculturas não poderão ultrapassar volumes de 50cm de comprimento x 50cm de largura x 50cm de altura.
• Desenho ou fotografia – o formato máximo admitido é A2.
• BD ou ilustração – O formato admitido é A4 com o máximo de 4 páginas.
3. Trabalhos gráficos ou multimédia - deverão ser acompanhados por documento escrito (relatório ou memória descritiva) e a duração dos registos (filmes) não poderá exceder 45 minutos.
4. Trabalhos Web – deverão ser acompanhados por documento escrito (relatório ou memória descritiva).


Artigo Sexto
Local e prazo de inscrição e de entrega de trabalhos
1. A ficha de inscrição, o questionário e os trabalhos deverão ser enviados em conjunto por correio, ou entregues por mão própria, até ao dia 28 de fevereiro de 2013, para o seguinte endereço:
Câmara Municipal de Lisboa
Departamento de Educação
Divisão de Apoio Sócio Educativo
Campo Grande, Nº 27, 4º C
1749-099 Lisboa
2. Não serão aceites candidaturas em data posterior à data limite indicada.


Artigo Sétimo
Júri
Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por três elementos: um representante da Embaixada do Reino de Marrocos, um representante da Câmara Municipal de Lisboa e um professor de História ou, em sua substituição, um entendido na área do tema do concurso.


Artigo Oitavo
Processo de Avaliação
1. Os trabalhos serão apreciados no prazo de seis dias a contar da data limite de entrega dos trabalhos.
2. O júri selecionará até cinco trabalhos por categoria.
3. Caso exista uma categoria sem concorrentes, serão distinguidos trabalhos de outras categorias em número superior ao definido, num total máximo de quinze premiados.
4. O júri poderá não selecionar qualquer trabalho se a falta de qualidade destes o justificar.
5. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.


Artigo Nono
Divulgação dos resultados 
1. Os trabalhos premiados serão divulgados durante o mês de março de 2013 em local a designar pela Embaixada do Reino de Marrocos.
2. A lista dos premiados será enviada para as escolas para divulgação;
3. Com a referida lista será indicado o dia e o local de atribuição dos diplomas e a data da viagem.


Artigo Décimo
Direitos de autor e devolução de trabalhos
1. Os criadores dos trabalhos premiados cederão os direitos de autor das suas obras à Embaixada do Reino de Marrocos promotora do concurso, para que possam ser utilizados nos órgãos de comunicação social, catálogos e outros documentos considerados pertinentes.
2. Todos os trabalhos serão devolvidos aos respetivos concorrentes, os quais serão responsáveis por proceder ao seu levantamento, na Câmara Municipal de Lisboa, Departamento de Educação, Divisão de Apoio Sócio Educativo, Campo Grande, Nº 27, 4º C, 1749-099 Lisboa, em data e horário a definir.
3. A Câmara Municipal de Lisboa não se responsabilizará por qualquer dano ou extravio dos trabalhos deixados à sua guarda após a data limite definida para o levantamento dos mesmos.

QUESTIONÁRIO

Concurso Vem Conhecer os Nossos Vizinhos Marroquinos
Ediçao 2013


I/ Marrocos 

1. Em que ano foi fundado o Estado marroquino?
2. Qual é a superfície do Reino de Marrocos e qual a capital do país?
3. Quantos são aproximativemente os habitantes de Marrocos? 
4. Quais sao as línguas oficiais de Marrocos? e as outras linguas faladas no país?
5. Qual é a religião oficial de Marrocos?
6. Quais são as dinastias que governaram Marrocos desde a sua criação?
7. Qual é o regime político do Estado marroquino? E como se chama o Chefe do Estado?
8. Quantas vezes Marrocos fez parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas e por que períodos (especificar os anos)?
9. Citem o nome da maior mesquita, da maior Igreja e da maior sinagoga em Marrocos?
10. Qual é a mais velha universidade do mundo? Onde se encontra? quem a fundou e quando? 
11. Em que cidade se encontra o maior porto de mercadorias da África do Norte? 
12. Qual é o produto do qual Marrocos é o maior exportador mundial?
13. Quais são as principais indústrias existentes em Marrocos?
14. Quais são os tipos de energias renováveis exploradas em Marrocos?
15. Como se pode definir, em 3 linhas, a Iniciativa Nacional para o Desenvolvimento Humano (INDH) lançada por Marrocos en 2005 ?
16. Quais são as Regiões Administrativas em Marrocos ?

1. 2.
3. 4.
5. 6.
7. 8.
9. 10.
11. 12.
13. 14.
15. 16.

17. Citem 5 dos principais festivais internacionais organizados em Marrocos?
18. Citem, entre os artistas marroquinos os mais conhecidos, um(a) fotógrafo(a), um(a) pintor(a), um(a) actor(a) de cinema e um(a) cantor(a)?
19. Citem os nomes de 3 celebridades desportivas femininas marroquinas?
- 1.
- 2.
- 3.
20. Citem uma das cidades marroquinas cujas praias são muito conhecidas para a prática do Kit-surf?

II/ Marrocos e Portugal 

21. Quais são as cidades marroquinas onde a frota portuguesa se instalou a partir da idade média?
A Cidade portuguesa está entre os locais históricos mais visitados em Marrocos. Onde se- encontra este árabes local?
22. Onde e quando teve lugar a batalha dos três reis, e qual era o Rei português que participou nela? 
23. Quanto tempo durou a presença árabe em Portugal?
24. Onde se encontram os vestígios árabes mais conhecidos que testemunham deste período? 
25. Citem 15 palavras portuguêsas com origem na língua árabe?
1. 6. 11.
2. 7. 12.
3. 8. 13.
4. 9. 14.
5. 10. 15.
26. A que distância se encontra a capital portuguêsa da capital marroquina? Quanto tempo é preciso para percorrer esta distância por avião?
27. Quais são, actualmente, os sectores de cooperação mais importantes entre Marrocos e Portugal? 
29. Citem os nomes de 2 jogadores de futebol marroquinos que jogam /Jogaram para equipas portuguesas?
- 1.
- 2.
30. Que peixe muito popular e muito apreciado em Portugal vem maioritariamente das águas marroquinas?
-- fim --

Nenhum comentário:

Postar um comentário