terça-feira, 16 de outubro de 2012

A propósito de Stravisnky e da música no tempo de Fernando pessoa


Concerto Comentado A Sagração da Primavera - dia 19/10 às 11:00 para Escolas e dia 20/10 às 16:00 para Famílias

 Caros Educadores, Pais e Encarregados de Educação,

O Projecto Educativo do Serviço de Música tem o prazer de divulgar o concerto comentado de dia 19 de Outubro – para Escolas e Grupos organizados.


A Sagração da Primavera
De Igor Stravinsky

A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky trata-se provavelmente da peça mais famosa do século XX, que influenciou e continua a influenciar gerações de compositores, mesmo passados 100 anos da sua composição. O seu modernismo, a recusa de estilos e técnicas de novos sons, ritmos, harmonias e organização formal pretendiam levar à letra o manifesto do poeta Arthur Rimbaud: «il faut être absolument moderne». Com essa necessidade absoluta de ser moderno, a Sagração é, em si mesma, um manifesto, um grito de afirmação, que parte de elementos musicais aparentemente simples, inspirados na tradição popular russa, mas que são transformados até níveis de complexidade que nunca antes tinham sido imaginados.
Com A Sagração da Primavera, Stravinsky assinou o terceiro bailado escrito para Sergei Diaghilev , depois dos sucessos de Pássaro de Fogo e Petrushka. Esta torna-se sem dúvida a peça mais importante e representativa das várias colaborações entre estas duas personalidades que marcaram de forma indelével o modernismo do primeiro quarto do século XX.

ORQUESTRA GULBENKIAN
Maestro
Lawrence Foster
Comentador
Pedro Moreira

Escolas e Grupos / Grande Auditório / 60 minutos / Preço: 7€ / +6 anos
Mais informações aqui

Haverá também uma sessão para Particulares e Famílias, dia 20 de Outubro às 16:00

Público em geral e Famílias / Grande Auditório / 60 minutos / Preço 7€ / +6 Os acompanhantes de crianças de idade inferior à recomendada deverão zelar pelo bom comportamento das mesmas, no sentido de não perturbar os restantes espectadores.
Mais informações aqui

Contamos convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário