quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aula Aberta António Carlos Cortez

Aula Aberta aos alunos do 12º ano do curso de especialização em Realização Plástica do Espetáculo e aos alunos de Têxteis dos 11º e 12º anos. 

Esta aula será dada pelo professor e poeta António Carlos Cortez, no dia 8 de novembro, 5ª feira, entre as 13h e as 16h, na sala 301.

Será abordado o tema:

Texto, trama, tecido: artifício, arte, artífice – as relações entre a literatura e as artes.

Objetivos:

Compreender o estatuto do artista como artífice;
Motivar para o caráter investigativo das artes;
Relacionar a gramática textual com o tecido como gramática;
Aplicar técnicas de composição textual e artesanal.

Dada a importância desta temática e uma vez que a sala 301 só alberga 4 turmas, pede-se aos professores das turmas em questão que autorizem os alunos a assistir a esta Aula Aberta no período referido.

C. V. de António Carlos Cortez (n. 1976)

Licenciado em Língua e Literaturas Modernas, prepara o doutoramento em Literatura Portuguesa Contemporânea e é professor de Literatura Portuguesa e de Português no Colégio Moderno, em Lisboa.

Poeta, crítico e ensaísta, escreveu Ritos de Passagem, 1999; Um Barco no Rio, 2002; A Sombra no Limite, 2004; À Flor da Pele, 2008, Depois de Dezembro, 2010 – com esta última obra recebeu, em 2011, o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/ RTP para o melhor livro de poesia de 2010 – e Linha de fogo, 2012.

Algumas das suas obras estão traduzidas para italiano, castelhano e inglês.

Em 2005, publicou Nos Passos da Poesia – A Pedagogia do Texto Lírico.

Enquanto crítico é colaborador permanente do Jornal de Letras e de revistas de especialidade como Colóquio-Letras (Fundação Calouste Gulbenkian), e Relâmpago (Fundação Luís Miguel Nava).

Nenhum comentário:

Postar um comentário