sábado, 12 de novembro de 2011

Texto argumentativo


Nome: Joana Tomás Ferreira
Nº: 16
Ano e turma: 11ºD


A importância da Arte

Falamos de arte todos os dias, vemo-la todos os dias e passamos por ela todos os dias. Mas qual será a verdadeira importância da Arte?
Comecemos então por tentar imaginar o mundo sem a mais pequena presença de Arte. É como um rio sem água. Um deserto. Nada que fizesse parte da interminável lista das invenções humanas existiria. Nem carros, casas, estradas… Apenas a Natureza.
Mas afinal, o que é a Arte? Inovadora, tocante, única, são alguns dos adjetivos mais utilizados. Assim, não poderemos considerar a Natureza como sendo a base, o primeiro patamar desta interminável e insaciável pirâmide que é o mundo artístico? Claramente que sim, a Natureza que deu origem a tudo o que inventámos, que está na base de tudo o que conhecemos, da nossa própria existência. A arte perfeita.
Assim sendo, como seria o mundo sem Arte?.. É uma pergunta sem resposta. Porquê? Pelo muito simples facto de não conhecermos, nem nunca termos conhecido vida sem a presença da Arte. É uma das nossas necessidades mais primordiais. É o nosso mais fácil meio de comunicação entre pessoas e povos, é o que nos une. A nossa própria língua é uma Arte. O modo como falamos e nos expressamos foi inventado um dia e encontra-se em constante mudança. A arte é o modo de comunicação e o contacto humano mais primitivo.
A importância e a riqueza da arte vêm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, a racional, a mística, a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte o nosso entendimento do mundo, e também de nós mesmos, ficaria empobrecido. E assim, uma outra pergunta se levanta. Se a Arte nos rodeia, se ela está presente em todos os bocadinhos mais ínfimos deste nosso mundo, se necessitamos dela para nosso próprio conhecimento e se ela está na base da vida deste mundo, então não seremos todos artistas? Porque, como um dia alguém me disse, um artista é todo o ser humano responsável pelo seu próprio crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário