domingo, 2 de dezembro de 2012

Relatório da visita



Relatório da visita de estudo à Baixa Pombalina
   
Img. 1 – Estátua do Chiado
     No dia 13 de Novembro, na saída da estação do metropolitano da Baixa Chiado, no Largo do Chiado, Nós (a turma 12º A e as professoras Risoleta Pedro e Ana Azevedo) encontramo-nos todos por volta das 14 horas e 30 minutos. Como é obvio, a falta de pontualidade de alguns roubou-nos mais 15 ou 20 minutos do inicio da longa caminhada que iríamos fazer.
     Enquanto esperávamos, eu e mais um pequeno grupo de colegas estávamos atentamente a ouvir a professora Ana Azevedo a apresentar-nos o Largo do Chiado: Este Largo foi dedicado a um poeta popular do século XVI , o Chiado (Img. 1). Ao pé da entrada do metro esta a sua estátua feita no século XX. Hoje em dia, no Largo do Chiado, ainda se ouvem muitos universitarios a tocar e a dançar, artistas a desenhar e varias outras pessoas a fazer “Arte” (de serta maneira era o ambiente vivido naquela época). Também reparámos num pequeno cabelereiro situado à esquerda da entrada do metro. Este é o cabelereiro mais antigo da Europa que ainda está em funcionamento.
Img. 2 – Café Brasileira
    Com a chegada de todos, reunimo-nos. O Grupo A (Ana Margarida, Diogo Lopes, Rodrigo Chaveiro, Tomás Neves) apresentou-se e o Tomás começou por falar  do seu espaço que era o café Brasileira (img. 2): Era aqui que se encontrava o grupo de modernistas (Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Santa Rita Pintor e Mário de Sá Carneiro). Na esplanada do café está uma estátua do Fernando Pessoa  feita por Lagoa Henriques.a professora Risoleta acrescentou uma coriosidade sobre o café  : BICA – beba isto com açúcar, era um slogan que apareceu na altura porque o café era algo novo e os portugueses não estavam habituados ao seu sabor amargo.
    O Grupo C (Margarida e Raquel) conduziram-nos até ao Mira D’Ouro de Santa Catarina também conhecido por Adamastor : Foi dado o nome de Adamastor porque tem a ver com os Descobrimentos e o Mira D’Ouro tem vista directa para o rio Tejo de onde partiam as naus. O nome de Santa Catarina foi dado por causa de uma igreja que hoje já não existe. A Margarida e aRaquel leram uma excerto do “Mostrengo” da Mensagem e “O Adamastor” d’Os Lusiadas. A estátua é de João Vaz de 1927.
    De seguida fomos para o Largo de São Carlos onde a Ana Margarida (Grupo A) o apresentou :  “No 4º andar desta casa em 13 de junho de 1888 nasceu o poeta Fernando Pessoa. ” O Teatro de São João é do século XIX. Leitura de duas cartas escritas por Fernando Pessoas uma sobre a sua infância e outra ao Álvaro de Campos. Recitação de um poema de FP pela professora sobre a infância.
    No mesmo largo, a Cláudia (do meu grupo , Grupo D – Viktoriya, Claudia, Joana Rodrigues e Carlos) falou-nos da Igreja dos Mártires – Igreja onde Fernando Pessoa foi batizado. No inicio foi apenas uma pequena Igreja que D. Afonso Henriques dedicou aos Mártires. É do estilo Neo-clássico\Barroco depois de ser reconstruida por causa do terramoto de 1755. Leitura do poema:
Ó sino da minha aldeia
“Ó sino da minha aldeia,
Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro da minha alma.

 
E é tão lento o teu soar,
Tão como triste da vida,
Que já a primeira pancada
Tem o som de repetida.

 
Por mais que me tanjas perto
Quando passo, sempre errante,
És para mim como um sonho,
Soas-me na alma distante.

 
A cada pancada tua,
Vibrante no céu aberto,
Sinto mais longe o passado,
Sinto a saudade mais perto.”
    A seguir, o Carlos conduziu-nos até ao Largo Bordalo Pinheiro: Foi neste edifício na porta Nº 31, numa sala alugada onde se realizaram as conferências do Casino Lisbonense em 1871. Aqui decorreram 5 conferências distintas dos quais participaram Eça de Queiroz, Antero de Quental,Augusto Soromenho e Adolfo Coelho; estes intelectuais fizeram renascer um manifesto de geração, a geração de 70, que como principal objectivo tinha refletir e alertar as mudanças políticas e sociais que o mundo sofria,de analisar a sociedade daquele tempo e como último propósito estudar e apoiar todas as novas correntes estéticas do séc XIX .Vieram contrapor o romantismo e trouxeram o realismo e o naturalismo.A geração de 70 foi responsável pela viragem ideológica da segunda metade do séc. XIX,contando também com Ramalho de Ortigão, Oliveira Martins ,Guerra Junqueiro e Teófilo Braga.
    Largo do Carmo, da Joana Rodrigues : Foi no ano de 1908 a 1912 que Fernandes Pessoa morou sozinho num quarto alugado no nº18, 1º esquerdo. Foi quando deixou a Universidade "a empaturrar-se de livros". Aí viveu dos 20 aos 24 anos .
   Aqui nasce a ideia da Mensagem inspirada no Convento do Carmo (Img.4), mandado construir por Nuno Alvares Pereira. sendo um dos heróis da Mensagem. O convento é Gótico, é o Primeiro núcleo arqueólogico .
 
 (...)" E a revolta bem podia ser bordado a missanga por minha avó
   E ser relíquia  da sala da casa velha que não tenho.
   (jantávamos cedo, num outrora que já me parece de outra encamação. E depois tomava-se chá, noutes sossegadas que não voltam.
   Minha infância, mesmo quando eu adolescia, passou,
   Fiquei triste, como se a verdade me tivesse sido dita,
   Mas nunca me foi dita verdade nenhuma enquanto sentia o passado)."
 
 Img.4 - Convento do Carmo
PESSOA, Fernando. Poesias de Álvaro de Campos Lisboa, Ática
    Rua Primeiro de Dezembro (Restaurante Leão D’Ouro), Grupo E (Rafael, Diogo Dias, Sófia e Tiago) : Foi aqui o encontro de vários artistas como Fernando pessoas, Almada Negreiros entre muitos outros. Foram chamados “O grupo do Leão”.
    Estação do Rossio, Grupo F (Mafalda e Ana António) : Fernando Pessoa foi a estação buscar o amigo, o Sá Carneiro. Leitura de um excerto de uma carta de FP ao Sá Carneiro. Lentro da estação existem uns azulejos de Lima de Freitas que tem a ver com o 5º Império da “Mensagem”.
    Largo D. João  da Câmara, Diogo :, Fernando Pessoa frequentava o café Martinho (onde agora é o BPI) à espera que a sua amada, Ofélia acendesse a luz e viesse à janela. Leitura de uma carta de FP para Ofélia.
    Rossio, Diogo Dias : Era onde Baltazar e Blimunda se conheceram  no  Memorial do Convento. Fernando Pessoa frequentava vários cafés (Café Portugual, Café, Gelo, Café o Martinho, A Brasileira do Rossio, Café Bocage, Restaurante Irmãos Unidos)
    Praça da Figueira, Tiago : Era o mercado principal da cidade de Lisboa. Vê-se o Castelo de São Jorge(Medieval). No meio da praça existe a estátua equestre do João I , Mestre de Avis.
    A Licorista, Grupo G (Willian e David) : A morte de FP foi influenciada pelo alcool. Era aqui que FP iria beber. Leitura de um poema de FP sobre o álcool.
    Depois de visitarmos estes locais, seguiam-se as ruas dos esctritórios onde Fernando Pessoa trabalhou : Rua da Prata, Rua Augusta,  Rua dos Douradores, Rua da Assunção, Rua dos Fanqueiros, Rua da Vitória e a Rua do Ouro.
   A Rua do Ouro (o meu local) : “Rua do Ouro, 87 nº2: local onde esteve instalada em 1917-1918 a firma de «comissões e consignações» de Fernando Pessoa, Geraldo Coelho e Augusto Ferreira Gomes 

Primeira estrofe
“Acordar da cidade de Lisboa ,mais tarde do que as outras
Acordar da Rua do Ouro,
Acordar do Rossio, ás portas dos cafés,
Acordar
E no meio de tudo a gare que nunca dorme,
Como um coraçao que tem que pulsar através da vigilia e do sono.”
PESSOA, Fernando. Poesias de Alvaro de Campos Lisboa, Ática
   Praça do Comércio, Diogo Dias : O Café Martinho da Arcada foi o primeiro café de Lisboa e chamava-se “Casa Da Neve”. Dentro do café estão preservadas a mesa de Pessoa e a mesa de Saramago. A Nossa turma pode entrar em grupos pequenos e ver o interior do café.
    Se Fernando Pessoa estivesse presente na nossa visita de estudo, teria orgulho no seu trabalho e sentiria saudade dos tempos vividos em Lisboa. Fomos a quase todos os sitios onde ele viveu momentos bons e maus.
    A visita de estudo foi bastante interessante, muito diferente das outras a que ja fui. Consegui viver o tempo em que estávamos estudar. Parece que estávamos noutra época. Foi bastante produtiva pois conseguimos divertir-nos, passear e ao mesmo tempo estudar a Biografia e os poemas de Fernando Pessoa.


Viktoriya Moshnayaha Nº25 12º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário