domingo, 23 de outubro de 2011

Brincar com a língua




Se pensarmos na palavra síncope, ou se perguntarmos a alguém o seu significado, provavelmente dirá que lhe faz lembrar algo como sincronização ou sintonia. Mas se perguntarmos a um médico dotado de inteligência, irá responder que é o mesmo que um desmaio; no entanto, se for um professor de português ou alguém com uma memória e sabedoria prodigiosas, irá recordar-se, dos tempos de escola, que se refere a um processo fonológico do funcionamento da língua, e não de sincronização e sintonia das palavras nem de desmaios da língua portuguesa.
     Na verdade, a síncope é um processo fonológico em que acontece uma supressão de segmentos, como o exemplo da transformação da palavra “opera” em “obra”, em que um segmento deixa de ser articulado no meio da palavra, sendo “obra” a palavra utilizada atualmente. Mesmo assim, ainda hoje se utiliza a palavra opera, no sentido de efetuar ou realizar alguma coisa; na medicina significa submeter-se a uma operação cirúrgica e em último caso na boca de alguns significa defecar; também ainda hoje é utilizada a palavra ópera sendo um espetáculo dramático em canto, acompanhado por música, ou apenas o edifício onde se realiza este espetáculo. Atualmente, a palavra “obra” (do latim “opera”) significa então um trabalho qualquer, um edifício em construção, ou até uma produção artística ou intelectual.
     Desperto a atenção de alguns que a palavra opera, do verbo operar, ainda utilizada, não leva acento, só leva acento com o sentido de espetáculo musical ou edifício onde este decorre, e quando isto não acontece e há erro ortográfico, podemos dizer que há um “desmaio” na língua portuguesa.

Rita Viela, 11º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário