domingo, 16 de outubro de 2011

Processos fonológicos, brincar com a língua


Escrita Criativa: A lã


Uma “ fatia “ do funcionamento da língua, a que damos o nome de processos fonológicos decompõe-se em dois subtemas: inserção e supressão de segmentos. A primeira designação consiste em adicionar elementos no início, no meio ou no fim da palavra. A segunda, ao contrário da primeira, consiste em cortar elementos da mesma.
A supressão de segmentos sofre de alguns problemas graves, que se traduzem pelo desvanecimento de letras nas palavras, a que damos os seguintes nomes: aférese, síncope e apócope.
A lã sofreu uma transformação. Antes de ser lã, estava no corpo de um animal a que damos o nome de ovelha. Esta foi sofrendo um lento processo chamado síncope. Uma severa tosquia, a que nos fomos acostumando ao longo dos tempos. Finalmente, apareceu a lã que nós tão bem conhecemos e que faz parte do nosso quotidiano.
Antes, era uma coisa de que nós normalmente não gostávamos, associada ao sujo, como a lama. Depois sofreu uma e outra alteração, mas como foi muito bem cuidada, ficou transformada em laa. Por fim, um lindo pedaço de lã. Um “pedaço” que hoje em dia faz roupa e literatura.




Vanessa Correia Carvalho nº26 11ºE

Nenhum comentário:

Postar um comentário