sexta-feira, 14 de outubro de 2011


INFORMAÇÃO AOS MEDIA  -  ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ARTE OUTSIDER
Acaba de ser fundada a Associação Portuguesa de Arte Outsider, um verdadeiro acontecimento cultural, colmatando uma lacuna existente há muito no panorama das nossas artes plásticas.
Dos corpos sociais fazem parte Eduardo Nery, Vítor Freire, Raquel Henriques da Silva, Joana Vasconcelos, Helena de Freitas (Museu Paula Rego) e Alexandre Pomar, sendo desde já associados fundadores Simonetta Luz Afonso, Maria Filomena Mónica, Azevedo e Silva (Presidente da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia) os psiquiatras António Pacheco Palha e Adrian Gramary, e outras figuras de Lisboa e do Porto ligadas às artes plásticas, à arte-terapia, e à investigação neste domínio.
A Arte Outsider (Art Brut na designação francesa) não segue os padrões institucionalmente aceites, sendo criada por autores autodidatas, por vezes com perturbação psíquica. Em expansão noutros países mas quase desconhecida em Portugal, é uma arte inovadora e autêntica, que reflete o sentir profundo dos seus autores, e que influenciou no século XX movimentos como o surrealismo.
A Associação agora fundada (com contactos internacionais já estabelecidos), tem por finalidade divulgar o conceito desse tipo de arte, promover autores, salvaguardar obras (recorde-se o desaparecimento dos desenhos de alguns artistas outsider, como do famoso Jaime Fernandes), implementar levantamentos e estudos, criar um Atelier específico, entre outras.
Projeto empreendedor, abrangendo novos públicos, com repercussão no desenvolvimento do turismo cultural, a Associação também promete a realização de exposições de grande impacto, de artistas inéditos ou desconhecidos, e a luta pela continuidade e desenvolvimento do Museu do Hospital Miguel Bombarda, o único de Arte Outsider aberto na Península. A Associação pode ser contactada através do email aparteoutsider@hotmail.com.
 
ASSOCIAÇÃO  PORTUGUESA  DE  ARTE  OUTSIDER
ARTOUT – NIPC 509942946         aparteoutsider@hotmail.com
Finalidades
1.
A Associação entende como Arte Outsider a arte pouco ou não influenciada pela arte institucionalmente aceite, produzida geralmente por autores sem formação ou autodidatas, desligados, pelo seu isolamento ou atitude, dos circuitos culturais, em muitos casos artistas com perturbação mental ou afastados e não reconhecidos pela sociedade. A Arte Outsider constituíu uma componente relevante para o desenvolvimento das artes plásticas no século XX, além de ser precioso elemento da criatividade do espírito humano.
A Associação Portuguesa de Arte Outsider, embora assentando no conceito de Art Brut lançado por Jean Dubuffet, prossegue uma orientação mais alargada, sem abdicar da essência do conceito, segundo a tendência internacional verificada nas últimas décadas. A Associação poderá ainda apoiar a arte produzida por doentes mesmo que próxima da arte convencional, bem como a Arte Naive e a Arte Popular Contemporânea, em casos especiais, quando se imponha o reconhecimento da sua autenticidade e valor artístico.
2.
- Divulgação do conceito, valor e importância da Arte Outsider.
- Estudo, avaliação e investigação sobre autores, obras e coleções. Dado o habitual isolamento dos artistas outsider, promover a pesquisa e levantamento de autores e a inventariação de obras, em todo o território nacional.
- Salvaguarda de coleções e obras na posse de autores, particulares ou entidades, incluindo aconselhamento quanto ao seu acondicionamento e conservação.
- Divulgar, promover, dignificar e proteger os artistas outsider e suas obras, no país e no estrangeiro, através de exposições e conferências, e através dos media, incluindo a internet e a publicação impressa.
- Contribuir para a auto-estima dos autores e para o combate ao estigma das doenças neuro-psiquiátricas ou da exclusão social, não esquecendo o papel terapêutico da criação artística.
- Formação de um centro de documentação sobre Arte Outsider que reúna livros, publicações periódicas e outros elementos de estudo.
- Apoio directo à produção artística, mediante a constituição de um Ateliê de Arte Outsider, espaço onde os autores possam criar livremente, sem constrangimentos, e onde também possam obter material de artes plásticas.
- Intercâmbio com associações congéneres e com museus nacionais e estrangeiros que tenham vocação idêntica. Contacto e colaboração com especialistas estrangeiros no campo da Arte Outsider.



 PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTAR A DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO OU ALGUM DOS SEUS ELEMENTOS          933 207 951      933 207 951



Nenhum comentário:

Postar um comentário