sábado, 15 de outubro de 2011


Apresentação oral de Português

Leitura expressiva
Sem título
O autor, ao criar, está involuntariamente a dar parte de si… pequenas porções da alma condimentadas com o seu subconsciente largos esboços de sentimentos… ah!,magnífico!
E quando a obra é genuína,o seu criador fica totalmente obcecado. Entrega de mão beijada a sua impura alma contaminando a perfeita obra artística a ponto de ela ganhar vida e de ter de viver o resto das suas pinceladas com terebentina, olhada pelos mesmos olhos ao ponto de ficar tão gasta, tão seca, tão transparente, que desaparece.
Ah!, pobre pintor, agora sem a sua suposta realidade, vive como um criminoso a quem o povo não deve louvor. Entra em depressão e só se cura quando voltar a criar a obra genuína, esta que, como que num ciclo vicioso, vai ter o mesmo destino. 
Joana Costa



Apresentação do tema
O rosto
Quando criamos um texto sobre alguém, tal como quando desenhamos um retrato, temos dois grandes focos que são: as características físicas e as psicológicas.
“O prazer de viver reflecte-se no rosto” é uma frase de Ala Szeman, que vos transmito como exemplo do que são as características psicológicas, ou seja são todos os sentimentos esboçados no nosso rosto.
Ao longo de vários anos têm sido criados certos truques que nos ajudam a desenhar o rosto através das proporções. Pensando assim, todos nós seríamos iguais, mas não, são algumas pequenas diferenças faciais que nos atribuem características próprias, como por exemplo um olho mais aberto ou uma testa maior. Esta construção do nosso rosto a partir das proporções são as características físicas.


Apresentação do tema – improvisação
Rosto oculto
Olhar um rosto oculto é uma pessoa, que num olhar de atento e passageiro, vindo de fora, não consegue decifrar os seus sentimentos ou pensamentos. Normalmente, tende a ser uma pessoa reservada. Os motivos que levam a usufruir desse rosto oculto podem ser não crer suscitar noutra pessoa qualquer tipo de reação, ou por sentimento  de não agradar à pessoa, logo por vergonha, ou outro sentimento que não o ponha à vontade em relação a ser exposto. Assim, ele não se vai mostrar, vai ficar num rosto oculto. 


Aluna Joana Costa, nº 15, 11º E

Nenhum comentário:

Postar um comentário