quarta-feira, 7 de novembro de 2012

NORMAS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA VISITA


- Como movimenta muitos alunos e muitos espaços, é indispensável que os alunos não se dispersem e se concentrem, em cada cada espaço, junto do grupo responsável e em silêncio.
- os alunos devem tomar notas, em cada sítio, sobre:
. características e importância do espaço, textos lidos (título, autor), um excerto que lhes tenha chamado a atenção e impressões pessoais.
- No relatório posterior à visita (que é individual) cada aluno deve incluir, para além dos aspetos acima designados, os textos que o seu grupo apresentou.
 No final do relatório, uma apreciação crítica à visita feita por um autor à escolha: Pessoa ou heterónimo, Saramago ou Camões.
- Os textos a ler devem ser curtos, a fim de não prolongar excessivamente a visita. Pode haver, como alguns sugeriram, algo parecido com uma encenação ou dramatização, mas o importante é que a leitura seja preparada, soe fluida e a voz projetada.
- Será recomendável que haja uma espécie de estandarte ou bandeira "localizadora" (quem se encarrega?) que vai passando de grupo em grupo e que os responsáveis por cada espaço se adiantem ao resto com esse estandarte para serem vistos e seguidos e se coloquem num sítio onde sejam bem ouvidos por todos.
- Seria muito aconselhável que, em caso de dúvida, passassem previamente pelo espaço para localizar os sítios para onde vão encaminhar os colegas e onde vão colocar-se, para que não haja hesitações com as consequentes demoras.
Posto isto, resta-me desejar-vos(-nos) :-)  uma boa visita e até sexta ou terça, consoante for o caso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário