domingo, 18 de novembro de 2012

Treino de oralidade


Leitura
        Saramago? Porquê Saramago agora? Em cada aula, cada palavra vinda daquela mulher delicada, de cabelos brilhantes e robustos, com uma voz suave que faz com que a articulação de cada palavra seja uma onda de som que nos entra no ouvido e nos acalma.
         O velho senhor até é bastante culto, mas utiliza palavras de um nível elevado que me faz contorcer o cérebro e até que tenho cãibras.
         Mas até lhe agradeço senhor Saramago, por me fazer ler cada página sua 3 vezes, para entender o 1º e 2º parágrafos.

Dissertação 1 minuto

Decidi escrever este texto, após ter ouvido um excerto na aula, e depois de o ter começado a ler em casa. E tudo isto, porque ao ter ouvido e lido não consegui perceber à primeira a escrita deste senhor. Enquanto estava a ler em casa, reparei que para entender cada página dele tinha de ler pelo menos 3 vezes.
         Mas na minha opinião, a escrita de José Saramago é muita boa e penso que até revolucionou o modo como escreve e criou uma nova escrita e uma nova forma de ler, da qual eu não gosto muito, mas respeito claramente.



 Improvisação 1 minuto
O aspeto de um cérebro contorcido:

        O aspeto de um cérebro contorcido, é aquele cérebro que acumulou imensas palavras de felicidade e ao mesmo tempo de ódio. O cérebro contorce-se, devido ao pouco espaço que nós temos para enormes palavras.
         O meu cérebro, quando estou irritada com alguém, contorce-se porque estou farta de ouvir essa pessoa, e então, para não deitar cá para fora aquilo que estou a pensar dela, ou até mesmo coisas que ela não quererá, de certa forma, ouvir, fica tudo fechado e tudo apertado dentro da minha cabeça.





Sofia Leal nº22 / 12ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário