domingo, 18 de novembro de 2012

Oralidade



Apresentação oral
Leitura:
“... cheias de mulheres que vestem por igual.”

            Desço aquela escadaria sem fim do costume, entro na carruagem, e fico com a sensação que mil e um olhares têm as objetivas focadas em mim. As caras quase inanimadas revelam a exaustão de mais um dia.
            Saí na minha estação, e um mar de gente apoderou-se do chão branco que existia, apoderado por aquelas cores escuras e sombrias das vestes.
            Uma jovem trazia um casaco com cores chamativas; por onde quer que passasse, os olhares curiosos seguiam-na, como se fosse censurada em tempo de ditadura.
            A meu lado estava uma criança com a pele delicada e de barriga cheia que se levanta de uma forma teatral dizendo: “- As mulheres vestem por igual”.

Dissertação:
            Este excerto (“ cheias de mulheres que vestem por igual”) foi tirado do Memorial do Convento, do capitulo III.
            Esta ação passa-se toda ela no metro, onde é a rotina de muitos jovens e adultos. Na realidade, a criança referida no meu texto não reagiu daquela forma, mas eu gostaria que assim tivesse sido. A nossa sociedade está cada vez mais a seguir um “modelo”, o que se torna cansativo e pouco imaginativo. Com isto queria explicar que se uma criança percebe as diferenças, para elas é mais estranho perceber que todas as mulheres estão vestidas de igual, do que ver uma outra pessoa que esteja vestida de maneira diferente, tendo assim originalidade, palavra que nesta sociedade tem pouca prática.

Improvisação:  “como se vestem os homens”
            Para mim, os homens estão todos postos com aquelas camisolas sempre do mesmo estilo, o que muda são as cores. As calças largas, quase nos joelhos, dizendo que é estilo. Todos eles seguem um ideal, tal como as mulheres. É difícil sair do “normal”, isto é, os homens que se vestem de maneira diferente,  são muitas vezes “olhados de lado”, e com preconceito (como diz o meu texto). Por isso, a originalidade faz a diferença!
 

Ass: Joana Sofia Fernandes Rodrigues
        Nº 12     12ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário