sábado, 17 de março de 2012

Brincar com a língua


Síncope


Caiu, transformou-se, síncope! Acontece quando há uma supressão de segmentos da palavra, quando ele cai do meio da palavra, é triste; será fraqueza? Estará subnutrido? Chega! Chega de tentar encontrar explicações físicas para problemas gramaticais.
Foi o que aconteceu à ópera, que era espetáculo, caiu, desmoronou-se. Chamaram-se físicos, arquitetos, construtores, obreiros e carpinteiros, nenhum descobriu porque é que a ópera caiu. Viram as infraestruturas, a madeira que devia estar podre, as cordas do cenário podiam estar roídas por ratos gigantes, como reza a lenda lá em Mafra. Mas não. Mais uma vez, impus-me. Chega! São problemas gramaticais!
E agora o que se faz com a opera que se desmoronou e transformou? Que deixou de ser ópera para passar a ser obra? Pega-se na obra que outrora fora ópera, leva-se para outro teatro e faz-se uma nova ópera, com cenários, bailarinos, cordas de alumínio, tudo do melhor. Ou talvez não. Se deixou de ser opera para passar a ser obra, porquê tentar reconstruir algo que mudou por si mesmo? Quem disse que a opera valia mais do que a obra?
Talvez o mistério não fosse de tamanha grandeza se ao invés de terem chamado os arquitetos tivessem consultado o livro de Português.
Se a obra obra é, obra ficou por si só. Se a obra ópera era, obra é que já foi ópera.


Alexandre Simões 11ºE nº2                              2011/2012                                                      Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário