sábado, 17 de março de 2012

Prática de oralidade




Apresentação de Português
Leitura
Edgar Allan Poe – Histórias Extraordinárias
"O Coração Delator"
“Pus-me a andar de um lado para o outro com passadas pesadas, como que irritado com os comentários dos homens – mas o som continuava a subir. Oh, meu Deus, o que é que eu podia fazer!? Espumei, disparatei, praguejei!
Rodei a cadeira onde tinha estado sentado e arrastei-a sobre o soalho, mas o som subia ainda mais e não parava. Mais forte – mais forte – mais forte! Deus Omnipotente! – não, não! Eeles ouviam! Eles suspeitavam! – eles sabiam! – estavam a divertir-se com o meu terror! – foi o que eu achei, e é o que eu ainda acho. Mas qualquer coisa seria preferível a este engano! Não me era possível continuar a suportar aqueles sorrisos hipócritas. Senti que ou gritava ou morria! E então – outra vez! as pancadas! mais fortes! mais fortes! mais fortes! mais fortes! mais fortes!
Patifes – gritei -, parem de disfarçar! Admito o meu acto! Levantem as tábuas! aqui! aqui estão as palpitações daquele horroroso coração! 



Tema - A dissertação foi sobre a Rua de Harajuku no Japão.
Após muito pensar sobre o que devia falar, e sobre que tema deveria trazer à turma decidi trazer-vos uma curiosidade, algo que desconhecessem.
 
Sendo eu própria uma amante do Japão e da sua cultura decidi falar-vos de uma rua em especial – A rua de Harajuku, pois sou também uma apaixonada por moda.
A rua de Harajuku situa-se junto à estação de comboio de Harajuku, de onde provém o seu nome.
Inicialmente ficou famosa devido ao facto de nos anos 90 esta rua estar fechada ao trânsito aos domingos, o que fez com que os jovens começassem a frequentá-la passeando-se em roupas extravagantes, sendo algumas as suas próprias criações.
Graças a este movimento, Harajuku tornou-se um ícone de moda urbana japonesa e destino de curiosidade turística. Denominou-se assim por Harajuku o nome abrangente de todos os estilos que foram originados nessa mesma rua, mas dentro desse estilo há vários sub-estilos.
Vou mencionar alguns dos mais conhecidos e apreciados no Japão:






Visual Kei – inspirado em música Rock

Lolita – Existem diferentes tipos de Lolitas, o estilo é maioritariamente inspirado no ideal da mulher do século XVIII, no Barroco e no Rococó.



Kawaii e Decora – Vem da palavra Fofo e Giro. Consiste sobretudo no uso abusivo de acessórios e roupas que remetem à infância.



Ganguru – Estilo baseado em contrastes de pele com o cabelo e olhos.
As japonesas dão à pele um tom bronzeado deixando a parte dos olhos com a tez natural



Improvisação
Tema de Improvisação – A Minha Rua
A minha Rua faz lembrar um típico bairro português de antigamente!
Daqueles que pensamos que já só nos livros antigos, que realmente já não existem sítios assim. Mas eu vivo numa dessas ruas.
Numa daquelas ruas onde todos sabem da vida de todos! Mesmo que não se conheçam, a vida de cada um anda na boca de outrém.
Não importa se não conhecemos ninguém, todos nos conhecem.
Onde quer que vamos há sempre alguém que nos viu.
E mesmo que não nos tivessem visto, viram na mesma!
Estão sempre, sempre à espera de alguma coisa para contar, que alguém faça alguma coisa.
A minha rua é uma dessas ruas.
Aquelas ruas onde ainda há velhinhas à janela de persiana semi-aberta para poder espreitar o dia-a-dia do mais simples ser.
Eu vivo numa dessas ruas onde não se pode ser quem se é, pois quando se é já é o suficiente para andar nas bocas do mundo e quando se é o verdadeiro ser, é o suficiente para andar nas bocas do mundo pela maledicência.

Inês Gomes nº13 11ºD





Nenhum comentário:

Postar um comentário