sábado, 17 de março de 2012

ìndios e colonos

Pensamento do colono 
A diferença não é aceite aqui entre nós, homens brancos. Os negros e os peles-vermelhas não são como nós, portanto não poderão ter a nossa riqueza.
Padre António Vieira não tem razão no que prega, pois a sua mentalidade afasta-se do "normal", e o normal é ser um homem branco e não aceitar outro tipo de animais racionais. 
Nós somos os reis da terra e o resto são escravos : aqueles que nascem para nos servir, vivem para nos servir e morrem por nós.
Um pregador branco que prega aos animais não é um de nós, e por isso terá de escolher ou volta a ser quem sempre foi ou para sempre será um estranho. 
Eu sou um simples homem que luta pelo que a Natureza lhe deu: a inteligência de onde provêm a riqueza e o poder. 
Nós não discriminamos ninguém, simplesmente fazemos justiça.

Pensamento do índio
A Natureza é um bem tão essencial , que todos os animais querem apoderar-se dela. As naves, os peixes, os animais terrestres fazem todos parte da grande força que invade as nossas vidas e está presente em todo o lado. Todos nós somos diferentes, todos nós nascemos diferentes e cheios de força para viver. Se todos os seres são livres, por que razão nós não o podemos ser? Quem são estes homens e porque querem roubar-nos a liberdade? Não somos iguais de maneira nenhuma, mas somos vivos e queremos viver a vida a nossa maneira. Não iremos aceitar as suas regras, pois eles também não aceitam as nossas. Mais vale morrer do que ser quem não somos. 
 
Victorya, 11º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário