quarta-feira, 14 de março de 2012

Florbela

Florbela Espanca é um dos vultos mais importantes da poesia portuguesa do séc. XX. Trazer Florbela para a tela é mostrar a escritora por detrás dos sonetos que a tornaram famosa. Dalila Carmo, Ivo Canelas e Albano Jerónimo dão vida a Florbela, Apeles e Mário Lage numa exímia reconstituição de época que chegará aos cinemas de norte a sul do país a partir de Fevereiro de 2012 pelas mãos de Vicente Alves do Ó.

A produtora Ukbar Filmes, responsável pelo sucesso da minissérie “República” com Joaquim de Almeida, produzida para RTP1 nas comemorações do centenário da Implantação da República, conta agora com o apoio do Ministério da Cultura, ICA e RTP para levar a cabo esta adaptação, fruto de um trabalho de pesquisa que incluiu não só a poesia de Florbela, como as muitas cartas que trocou com familiares, assim como uma leitura inspirada nos textos de José Régio, na sua biografia escrita por Agustina Bessa-Luís e os trabalhos de Maria Ester Torres.

O filme intitulado “FLORBELA” retrata alguns anos da vida de Florbela Espanca entre Matosinhos, Lisboa e Vila Viçosa num Portugal atordoado pelo fim da I República. O filme é quase como uma viagem, inesquecível, que começaem Santa Apolónia. Florbela não escreve, Florbela procura um sopro de inspiração em cada esquina entre amores, ataques bombistas contra a ditadura, festas de foxtrot e o Tejo que em breve lhe levará o irmão num hidroavião. Este momento em busca de inspiração reflecte uma poetisa que se eternizou pelo seu encanto amoroso. Filmar a vida de escritores não é um género muito popular ou comercial. Mas a cultura de um país também se constrói na sua memória e Florbela Espanca merece o olhar do cinema. O cinema como chamamento para a literatura numa fusão que nos parece pertinente.

Convidamo-lo(a) assim a visitar o nosso sitewww.florbela.pt onde encontrará informações sobre o filme, trailer, dados para marcações e datas de estreia num cinema perto de si. No site encontrará mais tarde uma ficha de leitura com tópicos para uma futura análise do filme conjuntamente com a obra poética da autora, o qual estamos certos poderá revelar-se um suporte adicional e estimulante ao ensino.

Acreditamos que este filme simboliza uma oportunidade de ensino para a sua Escola e os seus Alunos, por isso estamos a articular uma rede de exibição com sessões a preço reduzido para os alunos do Ensino Superior. O valor será de 4 euros e a localização no Cinema City Alvalade, para a Grande Lisboa. A data prevista para estas sessões especiais é desde 8 de Março, pela primeira sessão da tarde. Encontramo-nos à sua disposição para mais informações sobre calendarização e outros esclarecimentos adicionais através de cinema@ukbarfilmes.com e dos contactos telefónicos:             213149326       ou             213538064      .

Acreditando que “FLORBELA” levará muitos jovens a ler Florbela Espanca, nos despedimos com os nossos melhores cumprimentos,

 Nádia Branco

UKBAR FILMES
av. duque de loulé | nº79 | r/c dtºA
1050-088 lisboa
skype name | ukbarfilmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário