sábado, 17 de março de 2012

Texto argumentativo


T.P.C.: Texto Argumentativo


“O que me preocupa não é grito dos violentos, mas o silêncio dos bons” Martin Luther King

Martin Luther King, foi líder de movimentos que lutavam pelo respeito dos direitos dos negros e o fim da discriminação racial nos EUA, organizando vários protestos pacíficos, conseguindo por fim mudar a situação dos negros no seu país. Uma das suas frases mais célebres é “O que me preocupa não é o grito dos violentos, mas o silêncio dos bons” proferida num dos seus discursos político-sociais que deixa que pensar e se aplica ao dia-a-dia de qualquer pessoa.
Ora, de que adianta tanta bondade, paciência e honestidade dos bons se eles não divulgam isso e não lutam em favor de todo o grupo e das causas sociais e políticas? É isso que esta frase retrata, os maus podem tentar destruir, gritar, difamar, etc,..  isto é próprio deles, porque nada mais sabem fazer para construir, não conseguem projetar planos que beneficiem os outros, por isso optam pelo que é mais fácil: desdenhar, caluniar, difamar ou até mesmo matar.
Ainda assim existe algo pior: a convivência daqueles que tantas coisas boas podem fazer, mas preferem desistir de lutar e cruzam os braços diantes de tantas desgraças e situações conflituosas, acomodando-se nos seus mundos, nos seus egoísmos, o que os transformará em seres mais perversos do que aqueles ditos “maus”.
Por isso só temos duas soluções, ou os bons continuam calados enquanto o maus fazem o seu trabalho, ou nos revoltamos, falamos, discutimos,... acerca dos nossos direitos, como fez Martin Luther King pelos que eram consequentemente descriminados (só por terem uma cor diferente dos outros), pelo respeito dos direitos humanos, pelo seu país. Porque não é a ficar de braços cruzados que se resolvem as coisas – é a lutar.

Raquel Robalo, 11º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário