quarta-feira, 12 de junho de 2013

Diário de uma aula



Diário da aula de português
Querido diário,
Mais uma aula de português onde vamos analisar com uma lupa o que aconteceu no passado, que agora se tornou presente e que se tornará futuro.
Mergulhamos no romantismo, que se deixa levar pelo mar de sentimentos e não pela razão. Embarcamos no cruzeiro batizado de Geração de 70, cujos habitantes se consideravam iluminados pelo farol do carácter crítico e analítico do pensamento.
Depois de minutos a explorar a embarcação, damos de caras com Eça e descobrimos, no meio de alguns minutos de conversa que é conservador na vida. Mas pela análise da sua escrita vemos que é radical em algumas situações. 
Aqui há todo o tipo de estilos e feitios. Uns são defensores do epicurismo, pois aproveitam todos os bons momentos da vida, e outros do estoicismo, pois sobrevivem aos momentos difíceis sem lhes dar demasiada importância.
Ah! Apetece –me um gelado. Vou à cafetaria Funcionamento da língua! Observo os sabores que tenho à escolha: discurso indireto livre, monólogo interior, ironia e hipálage. O primeiro é uma mistura de vários sabores. Acho que vou optar por esse. Gosto de variar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário