quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Sarau ao som da música



Sarau
"Va pensiero" – Verdi
Está uma noite como todas as outras em Lisboa. As árvores agitam-se ao som do vento que nos entra nos ouvidos e nos faz ouvir um “ruidinho” sinistro característico da noite. As ruas estão, como sempre, escuras, todas as janelas estão fechadas para que os gatos rafeiros não entrem de surra. A calçada a esta hora está sempre suja e cheia de pontos feios onde demonstra a idade que já tem. Lá vai o Sr. Horácio a sair do café com as suas 10 ou mais canecas de vinho; quando chegar a casa tem a sua mulher sentada no sofá com o rolo da cozinha na mão ou com a panela onde faz os seus maravilhosos guisados.
         Começo a ver a entrada do Sarau, aberta e robusta, pintada de vermelho intenso como se chamasse a população para ouvir as maravilhosas músicas que ali passam.
         Entro elegantemente, arrastando meu vestido azul-escuro pelo tapete vermelho. Sento-me no melhor lugar que aqui está e olhando em redor deparo-me com o olhar de Carlos. Logo descruzámos os olhares, como se fosse um arrepio na espinha olharmo-nos fixamente.
         Minutos depois começo ouvir a maravilhosa música “Va pensiero” , e logo o meu pensamento, alma e coração se fixam naquela melodia perfeita. Sinto que os meus olhos brilharam. Fecho os olhos e vejo todas as notas a saltarem de um lado para o outro como se me chamassem para dançar com elas…um arrepio surgiu… e foi então que na minha pele surgiram pequenos pigmentos de felicidade.
         Reparo que Carlos está fixamente a olhar para mim, acenou cuidadosamente com a cabeça dando um ar romântico a toda aquela cena.
         Voltei a concentrar-me na melodia, mas desta vez no maestro e nos figurinos que estavam no palco. O maestro abanava levemente aquele pau de madeira comprimido e fino, e coordenava cada instrumento como se fosse ele que estivesse a tocar. Os figurinos cantavam com alma e percebi que havia sofrimento em alguns deles, mas mesmo assim não deixavam de fazer maravilhas com a sua voz e encantar o público.
         Ali fiquei, sentada e apaixonada na minha melodia. 




Sofia Leal nº23/ 11ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário