domingo, 6 de maio de 2012

O que aprendi com Frei Luís de Sousa: A telenovela Romântica




A “novela” do século XIX, poderia ser a mesma que me faz mudar de canal sempre que oiço aqueles genéricos sem sentido, em pleno século XXI. Ambas são dramáticas, ambas representam o quotidiano de uma classe alta, ambas apelam à tristeza e à reflexão. Uma telenovela onde a falácia Ad Misericordiam (apelo à misericórdia) se encontra presente em cada fala. Toda a história tem como objetivo despertar um sentimento de compaixão relativamente às personagens. Tristes, assustadas, trágicas ou até doentes, são algumas das características que encontramos presentes nas personagens românticas. Não esquecendo o típico triângulo amoroso. D. Madalena, D. Manuel e D. João. Talvez seja melhor chamar-lhe telenovela mexicana: Madalena, insegura, cautelosa, é casada com D. João, que vai para a guerra, perdendo assim o contacto com D. Madalena. D. Madalena, espera, espera e espera, acabando por casar com D. Manuel, lutador e heroico, de cuja união nasce Maria. Maria, inteligente, perspicaz e deveras doente é o centro das atenções daquela casa. Amada e defendida por Telmo (criado da família), com a grande esperança de D. João voltar para junto da sua mulher, D. Madalena. Para ajudar, temos uma mudança do primeiro para o segundo ato violentíssima, devido a um incêndio provocado pelo próprio dono da casa (D. Manuel), apenas por orgulho, apenas por os espanhóis querem habitar a sua casa.
Mas nem tudo é negativo, Frei Luís de Sousa é uma importantíssima telenovela histórica, que procura representar momentos históricos marcantes, como a peste, domínio filipino, sebastianismo...
Para terminar a “novela” acaba com o reaparecimento de D. João na vida de D. Madalena e D. Manuel. Disfarçado de Romeiro, sua identidade é escondida de toda a família. Sendo assim, a história acaba com a morte de Maria, que dá o toque final à dramatização desta peça.
Reconheço a importância de Frei Luís de Sousa na história do teatro, mas ninguém me tira da cabeça a ideia de Frei Luís de Sousa ser uma telenovela teatral.

Elsa, 11º E

Nenhum comentário:

Postar um comentário