domingo, 6 de maio de 2012

Oralidade


                                          Eduardo Argüelles
Leitura                                                                                                                                                                       "E ela desejava boa noite ao mundo dos sonhos. Deslizava de novo para o seu quarto. De volta para a sua cama com almofadas de seda, para a sua vida real. E na noite seguinte ela fazia o mesmo, ia para o mundo dos sonhos onde vivia em paz e dava gosto de ver, de sentir. Cintilava à luz da lua e uma vez adormeceu. Nunca mais voltou à terra, viveu para sempre no mundo dos sonhos."

Dissertação                                                                                                                                                         Todas Nas noites de todos os dias em que dormimos, vamos para o mundo dos sonhos. É o mundo de quando dormimos, paralelo ao de quando estamos acordados, consequentemente. Nesse mundo acontecem coisas fascinantes, aterrorizadoras, estranhas, alucinadas e não temos a noção temporal ou espacial, estamos constantemente a mudar de sitio, e também as pessoas mudam do nada, é alucinante. Umas vezes lembramo-nos dos sonhos, outras vezes não… porque será? E o que é que nos faz lembrar ou esquecer deles? Deve haver alguma razão para isso, mas nunca o saberemos. Os sonhos são como um filme que estamos a ver, mas neste caso somos nós as personagens; contudo, apesar de o sermos, não nos controlamos. Assim acabamos por ter dois mundos, um que controlamos, minimamente, que é o real e o mundo em que nada controlamos: os sonhos. Estes dois mundos acabam por se interligar, porque coisas que acontecem nos sonhos, estão no nosso subconsciente, por já terem acontecido na realidade e na realidade muitas vezes nos lembramos dos sonhos. Mas o que será que acontece se adormecermos para sempre no mundo dos sonhos? Será que adormecemos no sonho que estamos a ter e vivemos nele para sempre e temos que nos sujeitar a ser melhor ou pior ou temos muitos e muitos sonhos sempre a acontecer?
Improvisação:                                                                                                                                                           Qual Como seria a primeira página no manual de instruções de como viver no mundo dos sonhos?
A primeira página do manual de instruções para viver no mundo dos sonhos diria para tomarmos uma cápsula; com ela iríamos esquecer-nos do sonho anterior e assim teríamos muitos, sem nos apercebermos. Se não tomássemos a cápsula iríamos viver para sempre no mesmo sonho, teríamos então a consciência, mas nos sonhos não há consciência. E por isso seria fundamental, antes de tudo, tomar essa cápsula. Mas e se quando chegarem ao mundo dos sonhos não a encontrarem? Será que ela terá tempo antes de explodir ou se estragará, ou haverá um número limitado?

Maria José 11ºE nº18

Nenhum comentário:

Postar um comentário