domingo, 6 de maio de 2012

O que aprendi sobre...



Texto Criativo sobre o que aprendi ao ler e estudar Frei Luís de Sousa
Hoje encontrei umas páginas do meu caderno de Português de quando era mais nova, devia ter uns dezasseis anos. Lembro-me vagamente daquelas aulas, e nem sei como fui descobrir estas folhas, perdidas dentro de caixotes, também perdidos, ao longo de anos de mudanças e tempestades. Foi um achado! São sobre o texto dramático, Frei Luís de Sousa, acho… Sim, sim é mesmo isso e tiveram as folhas de o confirmar, pois a minha memória já me falha. Têm apenas pequenos apontamentos, frases soltas, do que a professora dizia. Nem sabia que ainda sabia tanta coisa, mas apercebi-me que afinal, sem saber que sabia ainda muito sabia sobre Frei Luís de Sousa. E eis as palavras perdidas:
Frei Luís de Sousa
Avant la lettre, dizia a professora
Linguagem familiar e coloquial
Repetições
Com didascálias ou notas cénicas
Tragédia romântica
A tuberculose
Carga de individualismo e uso do diálogo
A personagem dinâmica evolui e a estática não
Podem ser individuais ou coletivas,
Principais, secundárias ou figurantes.
Maria e Telmo
Sebastianismo, libertação política do povo
Personagem modelada – conflito interior
A Bíblia e Os Lusíadas
Falas podem ser diálogos, monólogos ou apartes
Madalena e Manuel de Sousa
As máscaras do teatro
Na página 164 está o sebastianismo
Mudança de ato é a mudança de espaço,
Mudança de cena é a mudança de personagens
A sexta-feira é um dia especial!



Maria José 11ºE nº18

Nenhum comentário:

Postar um comentário