quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Índio e colono


Tarefa – Escrever dois textos em que se demonstrem os “sentimentos” ou reações de um Índio e de um Colono ao ouvirem um sermão do Padre António Vieira.

Índio –
A ouvir aquele pele branca  que todos pareciam respeitar, a falar de religião. O que será essa coisa chamada de religião? E  porque estaria aquele pele branca todo vestido de negro? Seria um feiticeiro como os da minha tribo?
Não me parecia possível, feiticeiros da  minha tribo possuem  vestes coloridas e personalizadas; além disso, as suas previsões ou  os feitiços  normalmente vêm em cânticos  e não em fala. Porque é que complicam tudo ?
E   porque  falaria  ele de  peixes,  de sal  e de terra? Teria ele também uma ligação tão forte com a natureza  como nós, os peles vermelhas?

Colono –
O que queria dizer aquele padre da companhia de Jesus? Estaria ele  a pretender virar os índios contra nós?
E como se atreveria ele a  criticar a nossa forma de pregar a doutrina? O que poderia saber  aquele padre sobre  a nossa vida dura e trabalhadora? E como poderia ele tentar ensinar aqueles “selvagens”?
Nós homens, fomos feitos para sermos civilizados e explorar os bens materiais que a Terra nos dá .Ao sair da igreja, pensei : Por momentos, gostaria que todos pensassem o que seria da civilização sem nós, que exploramos os bens materiais que nos dão . Tenho a certeza que todos deixariam de nos ver como más pessoas.

Mariana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário