quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Treino de oralidade


 

LEITURA 
 
Texto retirado de um blog (www.blogdoprofex.com); Autor: Expedito Gonçalves Dias. 
 
" Dezenas de páginas borradas trazem-me o caos. Paus e pedras, contrastes, Oriente e Ocidente, pulam do jornal, misturam cenas de lixo e arte. Vejo tudo torto, estranho, meio às avessas. Tamanho mosaico confunde a mente incauta, mesmo assim, tento decifrar o mundo num instante busco algo importante, neste prolixo emaranhado, uma pauta que valha a pena, um reconforto. Não acho: o poço é escuro, arcaico e sem fundo. Estou atordoado, nada disso me interessa! Esta notícia é pura falsificação de um infeliz editor: O repórter é capacho e o ministro desconversa. Esta outra, fala do osso e esconde o corte na carne. Desfilam antes os meus olhos ávidos tanta novidade: um novo golpe de estado numa republiqueta ou uma surrada receita para emagrecer. Um certo político imaculado traz a solução - sem me conhecer -, para os meus problemas e para as dores da nação... é de estarrecer! Nada disso me satisfaz e continuo folheando. Reviro as páginas, releio e quase desisto... Mas eis que surge alguma coisa séria! Achei aqui, meio espremido, o caderno infantil! Nele não há mistério, trapaça ou fome, não há registo de governo que caiu. Ao contrário, tudo é colorido e arejado. Nele o teto inteiro do mundo se abre e a imaginação, livre, ganha asas - vou fundo também nas palavras - cruzadas, pinto todas as figuras sugeridas no roteiro e sinto as cores da vida em casa traço. Busco então os sete erros da paisagem. Com esperança, vou além e encontro dez. E, na busca da palavra oculta do quebra-cabeças, - nesta pura viagem!, me torno criança outra vez. "
 
 
Dissertação 
 
Assunto: Palavras Ocultas 
 
Na minha dissertação falo sobre palavras ocultas, mas não baseado no livro que foi
escrito em árabe pelo autor Bahá'u'lláh. O livro tem a ver com invocações, como,
" Ó filho do espírito!", isso é um assunto diferente do que
eu vou abordar.
 
 As palavras ocultas é como se fossem a rejeição do falar e do olhar, isto é, são palavras que não são ouvidas e nem vistas a sair de um dos nossos cinco sentidos, a boca(e paladar), são palavras que escondem o mistério da vida. Uma palavra oculta torna-se num poder tremendo, pois é revelada através de expressões corporais, do olhar. Já uma palavra falada é um assunto banal que está a ser abordado. As palavras não são simples palavras, todas as palavras têm um grande significado e um grande poder, porque sem as palavras não poderíamos, de certa forma, dizer tudo o que sentimos, pensamos, e até mesmo o que sabemos. Mas uma palavra oculta não deixa de ser um momento intenso.



Improvisação

Tema: A pele das palavras

Todo o universo é constituido por um suporte, todo o universo tem um esqueleto, músculos e pele. Se nós, seres humanos, temos uma estrutura, porque é que as palavras não a podem ter?! Na minha opinião, uma palavra não é apenas uma palavra. Uma palavra também tem o seu esqueleto, músculo e pele. Todas elas também são constituídas, todas elas se formam entre si. A pele das palavras é o seu ponto final, a sua última pronúncia, a sua proteção. No final de cada palavra, por exemplo, "belo" o "o" é o final da estrutura da palavra.

Apresentação de Joana Almeida nº13 11ºE

Nenhum comentário:

Postar um comentário