domingo, 11 de dezembro de 2011

Oralidade


Leitura:


O Velho sábio de barba de luz


Numa bela noite de lua cheia, estava ele sentado na grossa e antiga madeira da sua cadeira.
Os seus profundos olhos liam as pedras ocultas, os conhecimentos esquecidos com as respetivas tradições que traziam os cheiros da terra, que nos faziam remeter para o seu poderoso bastão que só funcionava com inspiração, para a pequena vela ardente dentro de uma taça de barro tendo ao lado uma fina lente e o seu grandioso manto, que por sinal se encontrava guardado dentro de uma arca, acompanhado com um frasco de vidro que continha um Espanto.
         -Procurarei os caminhos do coração!
         -Continuarei com os rituais para o novo mundo!
         E depois, Encontrarei a porta! – apenas porque já tinha tomado consciência das chaves da vida, a essência das suas mãos, ah claro!, e porque a sua espada de amor já trouxera a paz à ponte sobre o infinito rio até ao Ocidente.

Chamar-me-ão sabedoria, sabedoria como o saber que antigamente me doía, doía como os espinhos da inocência, o grito dos pássaros, as folhas rasgadas, as rosas enrugadas ou as árvores caídas.

Mas o violeta da tinta, o amarelo do céu e o esverdeado do mar, fará com que todos nós um dia, tenhamos de voltar.



Ana Margarida Battaglia
01-10-2011




Dissertação:


Sonhos – atividades mentais que ocorrem durante o sono..

Acredito que muitos de vocês já se questionaram sobre os vossos sonhos, ou no dia seguinte quiseram contá-lo a alguém na esperança de vos ajudar a esclarecer o seu significado..
0 sonho é um fenómeno cultural que encontra as suas raízes nas origens da humanidade.
Há muitas interpretações para os sonhos, e há sonhos de variadíssimas formas, que dependem de muitos fatores: o nosso estado de espírito, as nossas preocupações, o nosso consciente e subconsciente, os nossos ideais, os nossos desejos, os nossos medos, com a nossa autoestima .. entre muitos outros.. e isso vai dependendo de pessoa para pessoa.
Todos os homens são sonhadores... Cada homem, nos sonhos, é criador de ideias, imagens, e sensações originais.. e é daqui que partimos para descrever o “inconsciente” ..


            Mas a grande questão é:
Porque é que sonhamos, porque é que o animal, quer seja racional como irracional, sonha? (.. e assim termino e vos deixo a pensar nisso…)




Improvisação:



A terra e o céu




Ambos estes grandiosos termos estão direta e indiretamente ligados, devido ao facto de que juntos se completam.

A terra remete-me logo para algo mais palpável, algo mais real, algo nesta dimensão, e a sensação mais próxima de “certeza” é guiarmo-nos por algo que já aconteceu, então, por isso, a terra remete-me para o passado.

Já o céu é o oposto, é algo infinito, do qual ninguém tem “certezas”, apenas ao longo da nossa vida vamos tendo uns cheirinhos que faz com que pareça que existe..
O céu é outra dimensão, algo assim meio nublado, que por isso me remete para o futuro.

Estes dois elementos não existem separados, e juntos formam um ciclo, o ciclo da vida, pelo qual todos passámos, estamos a passar e passaremos.




Ana Margarida Battaglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário