domingo, 11 de dezembro de 2011

Trabalhos sobre a visita de estudo a S. Roque


      
Hoje vou à igreja jesuíta de São Roque incriminar este mesmo senhor que merece ser executado! Mas de onde lhe vem a ousadia de divulgar as suas opiniões e heresias?!
     Começo a minha visita e observo uma igreja com uma fachada simples e austera. Como pode ser esta igreja importante se nem sequer parece uma igreja e se parece mais a um insulto às outras igrejas? 
A minha opinião permanecia sólida até que decidi entrar na igreja e ao assistir a toda aquela beleza até me esqueci do que ia lá fazer.
     Apesar da austeridade na fachada, o seu interior revelava muita decoração, como que uma grande agitação e confusão agradável. É uma enorme igreja salão de onde se consegue ouvir e ver na perfeição o pregador. Olhei para cima e fiquei ainda mais maravilhado com o teto excessivamente ornamentado e com toda a tentativa da ilusão. Ao primeiro olhar vemos uma decoração assimétrica, com uma estrutura livre.
     Ao apreciarmos todas as capelas ficamos impressionados com a decoração: as linhas curvas, os elementos ornamentais vegetalistas, aqueles pequenos anjos e serafins de ouro, os quadros com relatos da bíblia, toda a decoração é elegante, cheia de simbolismo e movimento que deixa qualquer um reticente à opinião negativa. Mas mesmo assim há duas capelas que marcam o coração de quem as olha, como a capela da doutrina que marca pela sua decoração dramática, forte e intensa. Aquele impacto visual e emocional do Cristo morto leva qualquer pessoa à conversão. Outra capela marcante é a capela de São João Batista, onde está representado o batismo de Cristo e a anunciação, a riqueza artística está presente na decoração da capela desde a talha dourada, a composições em mosaicos, pintura, escultura e mármores italianos.
     Toda e decoração é de natureza religiosa e moralizadora, tal como os sermões de Padre António Vieira, esta estética deixa qualquer inquisidor com a sua intenção abatida pela beleza e emoção divulgada pelo barroco da igreja, e sendo eu humano também gosto de apreciar o que é bonito e pela primeira vez deixei-me levar pelo prazer visual que esta igreja transmite.
Rita Martins Viela
11ºA ; Nº19

Nenhum comentário:

Postar um comentário