quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

À laia de um "sermão" moderno


Tarefa 3 : Criar um sermão "inspirado" padre António Vieira

 O mundo é um armário de roupa. 

Sendo um mundo um armário de roupaencontramos todo o tipo de camisolas, saias, vestidos, calças, entre outros.
Sendo este um armário , há uma ligeira divisão entre o vestuário mais moderno e o mais antigo.
As calças mais velhas, com padrões antigos e já gastas de serem tão utilizadas, são rabugentas  e criticam sempre a forma das calças novas, rasgadas, agirem.
São a favor da tradição e dos costumes, por mais ultrapassado que isso  esteja . Criticam sempre o que podem, porque já não passam de lixo .
As calças novas, modernas e excêntricas, alegram o armário  tornando-o mais novo e  dando cada vez mais hipóteses de renovação .
Por vezes, o diálogo entre as saias torna-se até um pouco pesado devido  à forma diferente de ver as coisas.As saias velhas, ao sentirem-se invejadas por já não serem escolhidasobservam as saias curtas e com padrões excêntricos  como se o pecado estivesse mesmo à frente delas.  
Diálogos como:
- Isto é ultrajante !Na minha altura não havia saias destas .Que vergonha olhar para isto! – dizem as saias velhas e  invejosas.
- Até pode ser, mas somos nós quem renova o armário, além disso não devemos ser julgadas  pelos nossos padrões e por sermos novas e diferentes.- replicam as saias curtas para demonstrar a injustiça  que as velhas cometem .
Repetem-se as mesmas discussões vezes e vezes sem conta   acerca das diferenças de idade e o seu tratamento, o armário ri-se e pensa  que no futuro as saias novas irão ocupar  o mesmo lugar   que as velhas . Esta questão prolonga-se enquanto houver consciência … e armário.

Mariana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário